O Concurso de Maquetes Juninas é um dos projetos culturais que integram a programação do Mossoró Cidade Junina. A disputa, promovida pela Gerência da Educação, é considerada um marco no desenvolvimento cultural dos alunos da cidade, e neste ano contará com a participação de onze escolas municipais e uma da rede estadual. A produção das maquetes é uma forma de estimular a criatividade dos alunos e fazê-los entrar em contato com a cultura popular nordestina.

O projeto é destinado a estudantes do Ensino Fundamental da rede pública, sendo dividido em duas categorias: do 3º. ao 5º. ano e do 6º. ao 9º. ano. Neste ano, os trabalhos devem ser desenvolvidos dentro do tema “15 anos do Mossoró Cidade Junina”. Cada escola pode apresentar até duas maquetes, que devem ser confeccionadas pelos alunos.

As maquetes ficarão expostas para visitação na Praça de Eventos Rafael Negreiros, durante toda a semana, a partir desta quinta-feira (09/06). De segunda a sexta nos horários da manhã (8h às 11h) e tarde (14h às 17h); e de quinta a domingo, o público também poderá visitar os estandes do projeto a noite, das 18h às 23h.

A maquete vencedora será escolhida pelo voto popular. No local da exposição terá uma urna, e cada visitante receberá uma cédula para que possa eleger o seu trabalho preferido. A premiação será de R$ 1.000,00 e troféu para o primeiro lugar e R$ 500,00 e troféu para o segundo lugar, para cada categoria.

Ana Karina Batista, coordenadora do projeto, afirma que a competição foi aprovado pela população, tendo em vista o número de visitantes no ano passado. O público forte desse concurso são as escolas da cidade, que podem agendar visitas ao local.

Fonte: Prefeitura de Mossoró