Os primeiros habitantes do território que tem a famosa Serra do Lima como principal marco foram os índios Carirís e Janduís. No século XVIII chegaram à região os primeiros povoadores,víndos da Serra de Martins e da fronteira com a Paraíba, dispostos a implantar currais de gado na região.

O Povoamento teve início, segundo o historiador Câmara Cascudo,primeiramente em 29 de Agosto de 1718, com a concessão de uma sesmaria ao Padre Francisco Pinto de Araújo.Mais tarde,em 1742, o Capitão Leandro Saraiva de Moura destacava-se como proprietário de Patu de Fora,e posteriormente, do Sítio Boqueirão,no ano de 1755.

Alguns historiadores afirmam que o fundador da povoação no território foi o Capitão Geraldo Saraiva de Moura, que deu início a história de Patu com a instalação de uma fazenda de criação de gado,situada no chamado pé de serra.

Mas o principal destaque no início da vida de Patu foi o Coronel Antonnio de Lima Abreu Ferreira, Comandante do Regimento de Ordenanças da Ribeira do Apodi,que no ano de 1758,fez a doação de terras da Capela de Nossa Senhora dos Impossíveis,erguida na majestosa serra,que ficou conhecida como Serra do Lima.

Mais de um século depois do Povoamento,Patu tornou-se município do Rio Grande do Norte,desmembrando-se de Martins através da Lei nº53 de 25 de Setembro de 1890.

ORIGEM DO TOPÔNIMO: PATU: conforme contos populares, dois caboclos irmãos tinham suas casas e terrenos próximos ao pé da serra e um dia um dos caboclos disse ao outro: “Quando eu morrer isto aqui fica PA-TU. Daí surgiu o nome Patu”.

No entanto, a informação mais aceita é a do historiador Câmara Cascudo, que diz que Patu em língua tupi quer dizer: terra alta, chapada, planalto, chapada sonora, serra do estrondo

Localizado na Região Oeste Potiguar está distante 305 km de Natal,possui uma área geográfica de 319 km2 com uma população de 11.964 habitantes.

Municípios limítrofes Almino Afonso, Rafael Godeiro, Olho-d’Água do Borges, Caraúbas, Messias Targino, Catolé do Rocha e Belém do Brejo do Cruz.A cidade conta com os açudes Tourão e Lagoa de Pedra que somam juntos mais de 10 milhões de metros cúbicos.

A Cidade tem uma economia voltada para o turismo religioso que conta com a beleza imponente da Serra do Lima com grande trunfo turístico.Além da agricultura de subsistência e pecuária. O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis que, desde a fundação atrai romeiros e turistas de todas as partes do Brasil.O Templo foi erguido na Serra pelo Padre Henrique Spitz, mas a imagem existente no santuário é a mesma que veio de Portugal. A cidade conta com o Sitío Arqueológico Jatobá com pinturas rupestres é um lugar ideal para quem gosta de história.

A cultura local tem duas bibliotecas públicas como importante fonte de consulta da população. Duas festas religiosas marcam a cidade e acontece no santuário do Lima,são elas ao do dia 1º de janeiro  e  no dia 21 de novembro, que contam com a participação de bispos,sacerdotes,romeiros de muitos lugares.

Em Setembro tem a festa da Padroeira da Cidade Nossa Senhora das Dores que ocorre em 15 de Setembro,com realização de novenas,missas e procissão, sendo o momento de confraternização de toda família patuense. A cidade é bem hospitaleira e a eventos em outras épocas do ano além da festa da padroeira. Visitem PATU !!