Faern intercede em favor dos produtores rurais junto ao Banco do Nordeste

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, conversou nesta terça-feira (14) com o superintendente da área de recuperação de créditos do Banco do Nordeste, José Andrade Costa, em reunião promovida na sede do banco, em Fortaleza.

Na ocasião, o presidente da Faern relatou as dificuldades encontradas pelos produtores rurais potiguares para obterem os extratos bancários referentes às dívidas adquiridas. “Falei dessas dificuldades de nossos produtores e pedi a liberação desses documentos. Com isso, os produtores poderão renegociar as suas pendências e obter melhores esclarecimentos sobre como quitá-las”, explicou Vieira.

O presidente da Federação da Agricultura também pediu ao superintendente do Banco do Nordeste que fizesse o possível para suspender as execuções judiciais junto aos produtores rurais. “Pedi que ele observasse a questão da seca que afligiu o nosso estado em 2010 e que limitou a produção rural. Um problema que não estava nos planos dos produtores e que fez com que muitos deixassem de quitar suas dívidas com o banco”, enfatizou José Vieira.

Palestra sobre endividamento rural

O presidente da Faern lembrou que nos dias 30 de junho e 1° de julho, o técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Edvaldo Brito, ministrará palestra para os produtores rurais do Rio Grande do Norte sobre endividamento rural. “Será uma boa oportunidade para os produtores tirarem todas as suas dúvidas sobre esse tema. As reuniões com Edvaldo serão promovidas nas sedes do Sindicato Rural de Caicó no dia 30 de junho e na sede do Sindicato Rural de Assú no dia 1° de julho”, ressaltou Viera.

O presidente da Federação da Agricultura confirmou que fez um convite ao Banco do Nordeste para enviar um técnico da instituição financeira aos encontros que serão promovidos no RN. “Falei das palestras e pedi que o banco enviasse alguém para responder os possíveis questionamentos dos produtores locais”, concluiu Vieira.