A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou no final da tarde deste sábado, 18, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Assú. O projeto de descentralização do SAMU objetiva melhorar o atendimento de urgência em todo o interior do Rio Grande do Norte. A governadora Rosalba Ciarlini fez entrega das chaves de duas ambulâncias novas – uma de suporte avançado e um de suporte básico -, marcando assim a inauguração da base.

A base descentralizada irá atender toda a região do vale do Açu, abrangendo os municípios que compõe a 8ª Regional de Saúde do Estado: Angicos, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Fernando Pedrosa, Itajá, Ipanguaçu, Paraú, Porto do Mangue, São Rafael, Triunfo Potiguar e Pendências.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, médico Domício Arruda, a meta da Secretaria de Estado da Saúde Pública é implantar em breve o SAMU Metropolitano Oeste, que englobará os municípios de Mossoró, Caraúbas, Baraúnas, Apodi, Areia Branca, Pau dos Ferros e São Miguel. Cerca de 20 profissionais estão sendo capacitados pelas equipes do SAMU Mossoró e Corpo de Bombeiros para atuar nas ambulâncias de Assú.

O prefeito do Assú, Ivan Júnior, disse que em cinco meses o Assú recebeu melhorias na Saúde que não via há 30 anos. Ivan Júnior referiu-se a notícia dada pela governadora Rosalba Ciarlini sobre a chegada de novos equipamentos de raios-X e a ativação do aparelho para mamografias, encaixotado desde a entrega por falta de material complementar para a realização do exame.

“Desde o começo da gestão já tivemos aqui a abertura de um prontoatendimento, que só no mês de maio atendeu mais de cinco mil pessoas. Assim deve ser um governo, sem promessas, mas com ações concretas. Quando a governadora Rosalba Ciarlini pode atender um pedido ela atende, se não pode, diz de maneira transparente e isso é bom para o desenvolvimento do nosso estado que sabe com o que pode contar”, lembrou o prefeito.