Cumprindo missão partidária em viagem internacional, o presidente do Democratas, senador José Agripino, homenageou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por meio de uma carta.  A mensagem foi lida pelo cerimonial do evento que teve como mestre de cerimônia a atriz Fernanda Montenegro. A solenidade lotou o auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Abaixo a integra da carta.

Caro presidente e amigo Fernando Henrique Cardoso,

Missão partidária no exterior me impede de estar aqui entre os que desejam lhe abraçar.

A já longa convivência que iniciamos desde a Constituinte de 1987 funda o que é hoje uma amizade genuína e a opinião que desejo reiterar nos seus oitenta anos: Fernando Henrique Cardoso é o fundador do Estado moderno brasileiro e, no plano internacional, o estadista completo que o Brasil oferece ao debate contemporâneo dos problemas do mundo.

Elevado espírito público, probidade, correção ética e capacidade de liderar pela formulação de ideias e pela forma corajosa de agir são os traços da sua personalidade que todos admiramos.  Por isso, sua presença política vem inspirando gerações.

Suas duas gestões na Presidência da República lançaram as bases de um Brasil novo baseado no progresso econômico e na justiça social. A continuação das políticas do seu Governo pelas administrações que se seguiram, mesmo que alguns deles não a admitam, é a melhor confirmação do seu acerto.

Nesta homenagem a que me associo, receba o abraço fraterno de um amigo que lhe tem como modelo de homem público.

José Agripino Maia – presidente nacional do Democratas