Frei Betto confirma presença na Feira do Livro de Mossoró

O escritor Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, é o primeiro escritor a confirmar presença na 7ª Feira do Livro de Mossoró. Nascido no dia 25 de agosto de 1944, em Belo Horizonte, o Frei é adepto da Teologia da Libertação e militante de movimentos pastorais e sociais.

Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar. Após cumprir quatro anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos. Sua experiência como detento está relatada nos livros “Cartas da Prisão” (Agir), “Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco), traduzido na França e na Itália. As obras descrevem os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito.

Entre 2003 e 2010 Frei Betto ocupou a função de assessor especial do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, sendo coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.

Frei Betto recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares. Assessorou vários governos socialistas, em especial Cuba, nas relações Igreja Católica-Estado.