Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã de hoje em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou nove viaturas para o local.

De acordo com a Infraero, a aeronave da empresa “NOAR” deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Natal, no Rio Grande do Norte com dois tripulantes e 14 passageiros.

A delegada da Receita Federal de Mossoró, Carla Sueli Barbosa Moreira, é uma das vítimas do voo da No AR que caiu hoje de manhã em Recife, quando este fazia a rota da capital pernambucana para a Natal. O destino final seria Mossoró.A Moura Dubeux Engenharia confirmou esta manhã que o superintendente se engenharia da empresa, Marcos Ely, está entre as vítimas do acidente com a aeronave da Noar, que caiu esta manhã no Recife matando 16 pessoas. A lista de passageiros ainda não foi divulgada.

O acidente aconteceu na avenida Boa Viagem em um terreno nas proximidades do II Comar, depois do Parque Dona Lindu, onde geralmente são armados circos. O trânsito no local é bastante complicado.

De acordo com informações preliminares, assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, em Recife, e ao tocar no solo, segundo testemunhas relataram aos investigadores da FAB, o avião teria explodido.

O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente.

A Força Aérea Brasileira divulgou uma nota oficial sobre o acidente. Confira o documento na íntegra:

O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 13 de julho de 2011.

Marcelo Kanitz Damasceno – Brigadeiro do Ar

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica