Nesta terça-feira, o carnavalesco Paulo Barros estará divulgando a sinopse do samba-enredo “No dia que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, ao vivo, e direto da quadra da Escola de Samba Unidos da Tijuca, para o Rio de Janeiro e o Recife, informa o Blog de Inaldo Sampaio.

O evento ocorrerá às 20h. A explanação também poderá ser vista ao vivo, no Centro de Convenções, onde são esperados compositores pernambucanos e pelo site www.carnavalesco.com.br

O samba-enredo é feito especificamente para o desfile de uma escola de samba. Anualmente, as escolas de samba promovem concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras e, ao final, normalmente entre os meses de setembro e outubro, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o Carnaval do ano seguinte.

Já a sinopse é o resumo seqüencial do que o carnavalesco apresentará artisticamente na Avenida. É de onde os compositores se orientam para criação da parte escrita dos seus sambas. A sinopse contém as informações mais importantes que devem constar na composição.

O primeiro colocado em Pernambuco será escolhido no mês de setembro e irá para o Rio disputar a finalíssima na quadra da Unidos da Tijuca. O samba campeão será escolhido no dia 15 de outubro.

Além do vencedor, do segundo ao quinto colocado haverá premiação em dinheiro.  Todas as informações para inscrições serão obtidas no lançamento da sinopse e estarão no site www.unidosdatijuca.com.br  a partir de quarta-feira, dia 20 de julho.