Há algum tempo os nordestinos precisavam se deslocar para São Paulo em busca de uma vida melhor. A região Nordeste era esquecida pelos governantes e mendigava por auxílio em todos os âmbitos sociais. Os mais pobres não recebiam a atenção do Governo. Sobreviviam à mercê da sorte, orando noite e dia para que Deus mandasse pelos menos uma pequena quantidade de chuva para molhar suas plantações, de onde tiravam sustento.

Quando a chuva não vinha e a seca apertava, os moradores da zona rural e de pequenos municípios do semiárido se desesperavam. São Paulo, endeusada pelos canais de TV, era o lugar para onde muitos nordestinos migravam. A maioria viajava em cima de carro pau de arara, arriscando a vida nas estradas. Chegando em São Paulo, eram humilhados, tratados como animais e tinham que conviver em favelas sem a mínima infraestrutura necessária para a sobrevivência humana. O sonho da cidade grande se transformava em pesadelo do dia para a noite.
O jogo mudou. Atualmente os nordestinos que migraram para o Sudeste estão retornando para seus estados. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) comprovam que muitos moradores do Nordeste que migraram para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, estão voltando para seus municípios de origem. O fato se deve principalmente, ao crescimento de consumo nos estados nordestinos e ao alto número de empregos gerados na região. A realidade agora é outra. Hoje em dia os profissionais de estados como São Paulo e Rio de Janeiro estão migrando para Nordeste a procura de bons empregos. Vale lembrar que um dos responsáveis por toda essa mudança é um operário que saiu de Pernambuco em um carro pau de arara para São Paulo.

Por Chico Gomes