No mês de junho foram desmatados 313 quilômetros quadrados na Amazônia Legal. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Comparados aos dados do mês de maio deste ano, quando o desmatamento atingiu 268 quilômetros quadrados, houve aumento de 16,8%.

Em relação ao mesmo período de 2010, o aumento foi de 28%. No mês passado, o Inpe revelou um crescimento excessivamente elevado na comparação com o ano passado (144%). No entanto, por causa da cobertura variável de nuvens, o Inpe não recomenda esse tipo de comparação.

O sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) mostrou que o Pará foi o estado que mais desmatou no mês avaliado. O Mato Grosso, principal produtor de grãos do país, veio logo atrás, com 81,54 quilômetros quadrados de perda florestal em junho. A seguir, Rondônia teve derrubada de 64,15 quilômetros quadrados.

O Inpe informou que, em junho deste ano, 21% da área da Amazônia Legal (região formada por Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão) estava coberta por nuvens, o que impossibilitou a análise dos satélites.