Federação da Agricultura espera posicionamento do governo sobre o Programa do Leite

Os atrasos nos pagamentos do Programa do Leite por parte do Governo do Estado estão causando um verdadeiro abalo na economia das pequenas cidades do Rio Grande do Norte. Essa constatação foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, que pediu um maior comprometimento da administração estadual e uma palavra para os produtores de leite potiguares.

De acordo com José Vieira, esse caos se arrasta desde outubro de 2010, quando o governo de Iberê Ferreira acumulou uma dívida de mais de R$ 8 milhões e deixou de quitar os pagamentos com os produtores rurais. “Com isso, a bacia leiteira do Estado entrou em colapso. O resultado veio em cadeia, com produtores abandonando a atividade e a economia de vários municípios sofrendo abalos consideráveis”, resumiu Vieira.

Na avaliação do presidente da Faern, o Governo estadual deve definir quais são as suas prioridades para o Programa do Leite, e não somente ficar levantando dúvidas para os produtores rurais. “A governadora Rosalba é uma mulher inteligente. Ela sabe da importância do programa para fortalecer a economia rural e também melhorar os níveis de saúde da população potiguar. E é com esse pensamento que acredito no empenho do seu governo para quitar essas dívidas acumuladas. Dívidas que ela prometeu pagar em julho, agosto e setembro. Sem esse comprometimento, a certeza de uma queda para a bacia leiteira do RN é forte. Não desejo assistir esse episodio e acredito que ela também não”, ressaltou José Vieira.

Conversa na Festa do Bode

O presidente da Federação da Agricultura informou que tentará conversar com a governadora Rosalba Ciarlini durante a abertura da Festa do Bode 2011, em Mossoró, na quinta-feira (04). “Explicarei para a governadora a atual realidade de muitos produtores de leite. Uma realidade que já faz com que muitos pensem em abandonar a atividade” resumiu José Vieira.

De acordo com o presidente da Faern, o mês de agosto já começa com outro atraso. “A primeira quinzena de julho está pendente. Essa será a nossa realidade? O Governo deve observar essa questão e verificar se o Programa do Leite ainda vale a pena para ele. Se não, é melhor acabar”, finalizou José Vieira.