http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSUfzkgHe52uh5IDXZbOMKEezyoZhDUkgUQE2ZdAEpPquEckZPh http://1.bp.blogspot.com/-ZWMo7qnpMHE/TjGBoBOjB3I/AAAAAAAA4gs/v8n28Io2NHg/s400/sssssssss.jpg

O fim do período para coleta do censo escolar da educação básica foi prorrogado para as 18h da próxima sexta-feira, 19 de agosto. Dessa forma, as redes ganham mais cinco dias para a finalização do preenchimento e conferência das informações, antes da publicação preliminar dos dados.

A veracidade das informações prestadas ao censo é de suma importância para que se trace o panorama real da educação básica.

Os dados servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Os resultados obtidos no censo escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, assim como de outras avaliações, são utilizados para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Esse indicador serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.