Estamos cercados por alimentos ricos em sal. Vamos começar a prestar atenção nisso?!?

Terminou no sábado (13/8) o 19º Congresso Brasileiro de Hipertensão, realizado no Guarujá (SP). O evento mostrou como a nutrição é uma grande aliada na redução dos fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

Entre os cuidados que não devemos deixar de ter, estão a diminuição do consumo de sal e o aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio – esta última recomendação é para quem não tem problemas renais.

Para a nutricionista Glauce Lamoglie de Carvalho, as modificações do estilo de vida retardam o desenvolvimento da hipertensão arterial em pré-hipertensos e impactam diretamente nos fatores de risco relacionados ao agravo da doença.

Para que a mudança tenha efeito, é preciso diminuir o peso corporal e a ingestão de sal e de bebidas alcoólicas, além de melhorar a ingestão de alimentos ricos em potássio e fazer da prática de exercícios físicos um hábito regular.

Outra indicação é prestar atenção nos rótulos e nas embalagens dos alimentos, já que o brasileiro consome em média 12,3 gramas de sal por dia, enquanto que a recomendação de sal diária é de cinco gramas.