Apresentação A agressividade escolar é um problema nas escolas de todo o mundo. Tal fenômeno vem ganhando visibilidade social, tornando-se um dos comportamentos agressivos mais estudados na literatura atual. Face à importância e necessidade de investigação e da respectiva ação preventiva, o seminário Bullying: da prevenção a intervenção, procura, em contexto educativo, promover a partilha de conhecimentos e informações sobre a prevenção, por meio da participação de profissionais e investigadores com formação diversificada. 

Objetivos Envolver a comunidade escolar no diagnóstico e na implantação de ações de redução do comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder entre estudantes, a fim de atender ao direito de toda criança e adolescente a desenvolverem-se em um ambiente seguro e salutar, promovendo a cultura da paz, o respeito à dignidade humana e a valorização das diferenças Formar multiplicadores para desenvolver nos espaços escolares uma cultura de Paz.

Público alvo: Gestores, supervisores, professores, alunos, Pais e responsáveis pelos alunos das unidades escolares, representantes: dos Conselhos Tutelares, dos CRAS e CREAS, da Gerência do Desenvolvimento Social e da Gerência da Saúde do Município de Mossoró.
Programação
-Solenidade de abertura
– Data: 17/08 (Quarta-feira) – Horários: . 19h – Atração Cultural . 19h 30 min – Abertura Oficial * Profª Dra Iêda Mª Araújo Chaves Freitas æ Gerente Executiva da Educação  . 20h – Conferência de abertura:
Bullying: identificando o problema Conferencista: Dr José Evangelista de Lima

v Desenvolvimento dos temas – 18/08 (Quinta-feira)

Manhã – 8h às 11:30 min – Tema gerador: – O perfil da vítima, do agressor e o papel da escola: da agressão ao sofrimento psíquico. . Conferencista: Dra Maria de Fátima Trajano
– O Bullying a partir do olhar da violência e da bioética. . Conferencista: Prof. Ms Wanderley Fdes da Silva
– O papel da mídia na popularização do tema Bullying . Conferencista: Prof. Kildare de M. G. Holanda
. Tarde – 14h às 17h30min . Tema gerador: – Bullying: estratégias de Prevenção e Intervenção em busca de ações de enfrentamento.
. Conferencistas: – Ana Mônica A. de Amorim – Defensora Pública    – Flávio Roberto de O. Duarte – Conselheiro Tutelar . Mediador(a): Mirna Aparecida de S. Lima
v Lançamento do projeto: Escola, espaço de diálogo