Os aviões da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) teriam bombardeado neste domingo o quartel-general do ditador líbio Muammar Kaddafi, em Trípoli, e o aeroporto de Maitika, também na capital do país, informou a rede de televisão “Al Jazeera”.

A emissora anunciou também a prisão do coronel Khituni, considerado um dos principais militares leais ao regime de Kaddafi, além de oito de seus colaboradores.

As forças rebeldes da Líbia teriam ainda matado 31 membros das forças do ditador Muammar Kaddafi e capturado outros 42 durante operação na capital Tripoli neste domingo, segundo a “Al Jazeera”.

Os rebeldes iniciaram no sábado à noite uma ação, chamada “Operação Sirena”, para isolar Kaddafi na capital “até conseguir a sua captura ou saída do país”, informou o porta-voz do grupo, Ahmed Jibril. Eles chegaram ontem à capital, reduto do regime.

A operação teria a participação do CNT (Conselho Nacional de Transição) e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A conquista intensificou a impressão de que a ditadura de Kaddafi está por um fio. Rumores davam conta de que ele e a família já haviam deixado o país, o que o governo líbio nega.


O ditador líbio, Muammar Gaddafi, assegurou neste domingo que sairá vitorioso da batalha de Trípoli, capital do país, em uma nova mensagem difundida pela televisão nacional, enquanto aumenta a tensão e a pressão dos rebeldes.

A rede de TV “Al Jazeera” relata que os rebeldes chegaram ao centro de Trípoli, onde ocorrem violentos confrontos com as forças leais a Kaddafi. A informação ainda não foi confirmada.

Kaddafi assegurou que não se renderá nem abandonará Trípoli. Trata-se da segunda mensagem de Kaddafi em menos de 24 horas, enquanto a rebelião assegura que a capital, reduto do regime, cairá nas próximas horas.

Fonte: Folha.com