Dilma vai marcando sua administração com decisões e jeito de governar diferente de Lula. O melhor exemplo vem nas demissões de ministros e auxiliares envolvidos em corrupção. Lula teve como marca na imprensa a expressão “Eu não sabia”, e assim os escândalos não chegavam nele. Dilma demonstra tomar a dianteira e não demora em decisões.
Outra diferença é no contato com a oposição, principalmente na relação com o ex-presidente FHC. Dilma demonstra respeito e está cada vez mais próxima, inclusive de outros setores do PSDB, como o governador paulista Alckmin. Lula colocava na conta do ex-presidente todo o atraso do Brasil. Lembram? “Nunca antes da história…” Sempre comparando os dois governos.
Dilma aceitou vários nomes de ministros indicados por Lula, mas na hora de botar pra fora não pestanejou.
Agora parece que vem um novo choque. Dilma quer Aldo Rebelo no TCU, mas parece que Lula tem preferência por Ana Arraes, a mãe do governador Eduardo Campos.
O recado já foi dado às lideranças petistas.
Pelo sistema de rodízio, a Câmara dos Deputados indica o próximo conselheiro.
Os argumentos de Lula para o voto dos aliados em Ana Arraes são os fatos dela ser mulher, o que aumentaria a representatividade feminina no TCU, e ser filha de um grande homem e mãe de outro, Miguel Arraes e Eduardo Campos.
O planalto vai de Aldo Rebelo.
Fonte: Ronaldo César