O complexo militar de Muamar Kadafi, tomado nesta terça-feira por rebeldes líbios, era uma mistura confusa de quartel-general, residência pessoal e escritório, visto como o maior símbolo do governo do líder no poder há quase 42 anos.

De acordco com David Blundy e Andrew Lycett, autores do livro “Kadafi e a Revolução Líbia”, o local era cercado por sensores e alarmes, com câmeras operadas por controle remoto que traziam acesso a imagens de seus acessos. Os vídeos eram exibidos em televisores em uma sala de segurança.

A residência de Kadafi e seu escritório funcionavam dentro de um bunker desenhado por engenheiros alemães para resistir a ataques massivos. A mulher do líder, Safia Farkash, e sua família viveram no prédio de dois andares, onde a sala de estar era decorada de forma opulente, com painéis de vidros, pinturas e sofás de luxo.

Declarações: O ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, disse na madrugada desta quarta-feira (24) que a retirada de suas tropas de sua fortaleza em Trípoli foi um “movimento tático” e prometeu “morte ou vitória” perante o que qualificou de uma “agressão” das tropas ocidentais.

Tropas rebeldes invadiram Bab al-Aziziya, o QG de Kadhafi, na tarde desta terça-feira, em uma ação que o Conselho Nacional de Transição considerou como a vitória sobre o regime do coronel, três dias depois da tomada de Trípoli.

Kadhafi e seus filhos não foram encontrados no local, e seguem em local incerto.As declarações de Kadhafi foram feitas a uma rádio local da capital, Trípoli, e transmitidas pela TV Al-Orouba.

Fonte: G1