• São Paulo vai abrir a Copa do Mundo de 2014. A Fifa não trabalha com outra alternativa. Nem mesmo as declarações do presidente Joseph Blatter ao Estado, indicando o Rio como a sede do evento, terá peso na decisão da entidade. No congresso da Fifa, dias 20 e 21 de outubro, em Zurique, a capital paulista vai ser contemplada com o primeiro jogo do Mundial de 2014.
  • A prefeita Fafá Rosado cria nesta quinta-feira (1/9) o Gabinete de Gestão Integrada Municipal. O GGIM será um órgão de segurança deliberativo no qual as autoridades em segurança de Mossoró tomarão decisões relativas aos problemas que envolvam o setor na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.O decreto criando o Gabinete de Gestão Integrada será assinado pela prerfeita Fafá Rosado durante a realização do Fórum di Desarmamento, que acontece na noite desta quinta, a partir das 20h, no auditório do Hotel Villa Oeste.
  • Em meio às discussões sobre uma fonte de financiamento para a saúde, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (1º) que a área precisa de mais recursos. A presidenta falou que não é a favor da volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), tal como ela vigorava, sem ter os recursos efetivamente aplicados na saúde. Dilma, no entanto, não deixou claro se aprovaria um novo imposto para a área, caso fosse destinada a finalidade correta.“Acho errada a CPMF, porque foram lá, aprovaram e destinaram o recurso para saúde? Não. O povo brasileiro tem essa bronca da CPMF porque disseram que era para saúde e não foi. Agora, ninguém vai fazer a mágica de dizer que a saúde vai melhorar se não tiver mais investimentos e tem que dizer de onde sai [o investimento]”, destacou. “Não sou a favor daquela CPMF porque ela foi desviada”, acrescentou.
  • O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não vem mais em visita ao Rio Grande do Norte para cumprir agenda administrativa. A informação foi confirmada pela deputada Federal Sandra Rosado (PSB) usando seu perfil no twitter.
    O ministro iria lançar a Campanha Estadual do Desarmamento da Capital e Região Metropolitano na sexta-feira (2), ao lado da governadora Rosalba Ciarlini. “O ministro José Eduardo Cardozo acaba de me comunicar o cancelamento de sua agenda no RN. Motivo: agenda com presidente Dilma”, postou a deputada em sua conta pessoal.
  • O Rio Grande do Norte ocupa o 21º lugar, entre todos os estados brasileiros, em número de casos de AIDS em adultos. Entre os anos de 2000 e 2010 foram diagnosticados 2.723 casos de AIDS em adultos no estado, com cerca de 60% destes concentrados na área metropolitana.
    No mesmo período, houve 697 casos de óbitos por AIDS no Rio Grande do Norte, sendo 69% de homens e 31% de mulheres. Além disso, a epidemia atinge principalmente os homens, na faixa etária dos 25 aos 49 anos de idade.
    As informações são do Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Este departamento apresenta um boletim epidemiológico anual, com o intuito de fazer um retrato da epidemia da AIDS no Rio Grande do Norte, além dos casos de sífilis e hepatites.
  • O Ministério da Educação vai distribuir tablets – computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro, pesando menos de um quilo – a escolas públicas a partir do próximo ano.A informação foi divulgada hoje (1) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.