A liderança líbia interina deu prazo de uma semana para que os seguidores do ex-presidente da Líbia, Muamar Kadafi, se rendam. Caso contrário, enfrentarão forças militares.

De acordo com o Conselho de Transição, as forças anti-Kadafi se posicionaram ao redor da cidade natal de Kadafi, Sirte, e em Bani Walid, onde há um grande grupo simpático ao ditador.

Segurança – Ali Tarhouni, o primeiro ministro interino, afirmou neste sábado que a nova liderança será baseada em Benghazi, e não mais em Trípoli, a partir da próxima semana.

O ministro anunciou também a formação do Comitê Supremo de Segurança, que cuidará da proteção das instituições públicas e do controle das armas em Trípoli.

Na sexta-feira, a União Europeia retirou as sanções contra a Líbia, depois de alguns países decidirem desbloquear bens líbios aos novos representantes do país. Além disso, os ministros de Relações Exteriores do bloco europeu se reuniram para discutir como auxiliar a transição de poder na Líbia após a queda de Kadafi.