O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (08) um curso que vai qualificar os profissionais de saúde para orientar as pessoas na prevenção do consumo excessivo de medicamentos, além de evitar erros de dosagem. Para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o curso vai garantir a segurança da população.

“É importante que as pessoas saibam qual o momento correto da utilização do medicamento e como usá-los. Esse é um momento de proteção do indivíduo, da sua família, das crianças que estão na sua casa. Então é um curso para profissionais de saúde, para membros de conselhos municipais, estaduais e para o conjunto da sociedade.”

Para reforçar as orientações do curso, o Ministério da Saúde também vai realizar uma pesquisa em 35 mil domicílios brasileiros, para levantar como o cidadão tem acesso aos medicamentos, adere aos tratamentos e usa e descarta os remédios. O projeto estará disponível para todos os profissionais da rede pública de saúde e para os estudantes de medicina e odontologia. A previsão é de que as aulas comecem ainda este ano e terminem em 2013.