Nomes dos agraciados com “Medalha Moacir Duarte” foram definidos

Comenda criada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) e que levará o nome do seu primeiro presidente

Nesta quinta-feira (15), diversos representantes de entidades agropecuárias e acadêmicas se reuniram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) para definir os três nomes que dentro do campo político, acadêmico e empresarial, serão agraciados com a medalha do Mérito Rural Senador Moacir Duarte (Comenda criada pela Faern e que levará o nome do seu primeiro presidente) em reconhecimento aos serviços prestados a agricultura potiguar ao longo dos anos.

Na reunião, promovida pela direção da Faern, os representantes da Emparn, Emater, UFRN, Anorc, Ancoc, Sebrae, Ufersa, Sape e Senar, puderam debater e logo depois definir os nomes que receberão a medalha em data ainda a ser estabelecida.

De acordo com o presidente da Faern, José Álvares Vieira, esse inédito prêmio é a prova do respeito das entidades com o trabalho desenvolvido por personalidades que carregam consigo a força do campo. “A medalha Moacir Duarte é um reconhecimento da garra e do sonho dessas pessoas. Três personalidades que na política, na área acadêmica e no meio empresarial, representam toda a inteligência e o trabalho em favor da agricultura e da pecuária no RN”, explicou Vieira.

Agraciados

Em 2011, os agraciados serão o deputado federal Henrique Eduardo Alves, no campo político, o superintendente do Sebrae do RN, Zeca Melo, no campo acadêmico, e o agropecuarista José Bezerra Júnior, no campo empresarial. “Três pessoas que muito dignificam a nossa atividade e que batalham por uma agropecuária mais forte e competitiva”, ressaltou o representante do Senar, Humberto Concentino.

Defesa do Código Florestal e datas

Na reunião desta quinta-feira, o presidente da Faern lembrou os três nomes escolhidos e também comentou sobre as possíveis datas para a entrega da medalha. “Acredito que os três nomes foram muito bem escolhidos. Três personalidades fortes em nosso Estado pelo bom trabalho que cada um realiza em sua área de atuação. Zeca Melo com a força do Sebrae em promover cursos e elevar o conhecimento do produtor rural, José Bezerra com toda a sua História em favor dos agropecuaristas, e o deputado Henrique Alves, que foi um dos pilares na defesa do texto do novo Código Florestal. Tenho certeza que todos eles já mereciam esse reconhecimento a mais tempo, mas agora chegou a vez de homenageá-los. E a Faern se alegra em poder conceder essa medalha aos três”, ressaltou Vieira.

Sobre a data da entrega da medalha José Vieira falou. “Muito provavelmente na abertura da Festa do Boi 2011 ou no dia 28 de outubro, em evento que será realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)”.

Estiveram presentes na reunião desta quinta-feira (15), o presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros, o presidente da Anorc, Marcos Teixeira, o representante do Senar, Humberto Concentino, o secretário adjunto da Sape, José Simplício de Holanda, o representante do Sebrae, José Ronil Fonseca, o representante da Ancoc, Alexandre Confessor, o representante da UFRN, professor Gerbson Azevedo de Mendonça, o representante da Ufersa, professor Francisco de Queiroz Porto e o representante da Emater, Emmanoel Mateus Costa.