Por Augusto Nunes

Candidato pelo PR de São Paulo, o comediante Tiririca atravessou a campanha prometendo que, depois de instalar-se no Congresso, contaria o que faz um deputado. Como não contou o que anda fazendo há seis meses, presume-se que achou prudente esquecer a promessa. Já não precisa mais cumpri-la: o comentarista Adriano Dal Molin informa que seu amigo Fábio Delgado, também leitor da coluna, descobriu o que faz a Câmara, abstraídas as exceções que confirmam a regra.

Confrontado com a absolvição de Jaqueline Roriz, Delgado constatou que a Câmara pode ser enquadrada no artigo 171 do Código Penal, que trata do crime de estelionato: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. Em seguida, Delgado deu-se conta de que a Câmara está localizada na Praça dos Três Poderes. Ao lembrar que os deputados federais são exatamente 513, constatou que basta dividir o total de integrantes pelo número 3 que aparece no endereço para saber o que a turma faz.

Os deputados ignoram os interesses do povo, atropelam códigos legais e zombam de normas éticas. Neste momento, a Câmara é um triplo estelionato. (Veja)