Federação da Agricultura participa de seminário sobre “Projeto Trabalho Decente”

Debater as políticas públicas para o trabalho, emprego e proteção social foi o tema do 1º Seminário Regional de Emprego e Trabalho Decente que a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) promoveu nesta terça-feira (27) na cidade de Caicó, na região Seridó do Estado. O debate foi no auditório do IFRN e foi aberto pelo secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro.

No evento foram abordados temas como os investimentos para elevar a oferta de melhores empregos, as questões políticas das macroeconomias, entre outros. Ainda dentro dessa temática, foram abordados o emprego rural e a agricultura familiar. Do ponto de vista econômico e social, a igualdade de oportunidades para jovens, mulheres e negros.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), maior instituição representativa dos produtores rurais potiguares, foi uma das entidades que participaram do evento em Caicó. Para tanto, enviou as assessoras Janaína de Paula e Thereza Montenegro a advogada Juliana Xavier, que faz parte do quadro jurídico da Faern, e os presidentes dos sindicatos rurais de Florânia, Rogério Roosevelt Medeiros, Caicó, Ivonaldo Diniz e Serra Negra do Norte, Antônio Gomes do Santos.  “O foco das discussões foi o emprego rural, e igualdade de oportunidades para jovens, mulheres e negros, medidas de prevenção para erradicação do trabalho infantil e o combate ao trabalho degradante”, resumiu a assessora da Faern, Janaína de Paula.

Conferência em Natal

Foram formados, durante o encontro, quatro grupos de trabalho: Proteção Social, Princípios e Direitos Trabalhistas, Trabalho e Renda e o que discutirá o Fortalecimento do Modelo Tripartite (Estado, União e Município).

As proposições deste seminário serão encaminhadas para o debate na 1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, a ser realizada nos dias 13 e 14 de outubro, em Natal, e desta, para a Nacional, a ser realizada em Brasília em maio de 2012.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Caicó, Ivonaldo Diniz, esses encontros servem para esclarecer e aprimorar os conceitos que muitas pessoas da sociedade civil possuem sobre trabalho decente. “Acredito que foi positivo o seminário em Caicó. Com ele, as pessoas terão outras visões sobre como se deve portar no mercado de trabalho e no respeito aos direitos de seus funcionários. E no meio rural isso é muito salutar”, finalizou Diniz.