Por Reinaldo Azevedo


Às vezes, José Dirceu, o “chefe de quadrilha” (segundo a Procuradoria-Geral da República), também pode ser visto em locais públicos. Ontem, ele lançou um livro que já nasce como piada: “Tempos de Planície”. É uma referência ao fato de que ele está, ao menos oficialmente, fora do poder. Pois bem! E onde se deu o lançamento? Em Brasília, no Planalto. E vários poderosos estavam lá para demonstrar a altitude de sua planície. Este que vocês vêem acima, cumprimentando-o, é o mensaleiro José Genoino, atualmente assessor do Ministério da Defesa. Os dois são réus no processo que corre no STF. Mas se nota que estão cheios de autoconfiança.

Conspiradores de quartos e corredores de hotel também estavam lá, como CAndido Vaccarezza (PT), líder do governo na Câmara, e o ministro Fernando Pimentel. Eles visitaram o Zé naquele momento em que se articulava a queda de Antonio Palocci e a nomeação do seu substituto. Pimentel até resolveu fazer piadinha com a reportagem da VEJA, que o flagrou no lugar errado, durante o expediente. Segundo o Globo, ele afirmou: “A turma do hotel chegou. Agora vou ser fotografado com boa definição. No hotel, estava muito desfocado.” Pimentel não tem com o que se preocupar: foco não muda caráter.

Cheio de graça, o ministro decidiu propor fotos de mais estatura e peso: “Quem não entrou na turma do hotel agora vai entrar”, afirmou, dirigindo-se ao deputado e pré-candidato a prefeito de São Paulo, Gabriel Chalita (PMDB), que também fez questão de posar ao lado de Dirceu, acompanhado da assessora Lurian Lula da Silva, filha do Apedeuta.

Leia na íntegra