Em assembleia realizada ontem à noite, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol RN), decidiu adiar para o dia 7 de outubro o indicativo de greve da categoria. Após uma reunião dos representantes do Sinpol com a consultora-geral do Estado, Tatiana Mendes da Cunha, ficou acordado uma audiência com o secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, José Anselmo de Carvalho, com a direção do Sindicato, além da própria consultora-geral às 16h do próximo dia 6.

De acordo com Vilma Marinho, o Governo do Estado vem descumprindo acordos firmados com a categoria com o aval da Justiça Estadual. “Nós temos um título executivo judicial e o Governo insiste em não honrar o que foi acordado”, ressaltou. Dentre os itens descumpridos, está a apresentação de um cronograma de pagamento retroativo aos policiais civis.

Além disso, o Governo do Estado não realizou a retirada dos presos das delegacias. Ontem, de acordo com o Sinpol, cerca de 76 homens estavam detidos na Delegacia de Plantão da zona Sul, na Cidade da Esperança.

O temor de que uma rebelião ocorra e, consequentemente, de que os homens fujam, fez com que os moradores do bairro se organizassem num movimento. Eles cobram ações imediatas da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e um protesto está marcado para amanhã à tarde em frente à Delegacia.

Fonte: Wallace Maxsuell