Dilma Rousseff na Bélgica

A presidente Dilma Rousseff chegou na manhã deste domingo (2) a Bruxelas, capital da Bélgica, ponto inicial de um roteiro de sete dias no exterior que incluirá visitas à Bulgária e à Turquia. A agenda europeia da presidente começa nesta segunda-feira (3), quando Dilma terá encontros com o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Na terça-feira (4), a presidente participa da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, que terá como ponto principal os debates sobre a crise econômica internacional e a questão do reconhecimento do Estado Palestino e das relações com Israel.

“Certamente, haverá diálogo sobre a crise econômica internacional, que tem países europeus bastante afetados. Além disso, a ideia é de ampliar ainda mais o comércio, dado inclusive o elevado grau de investimento que a União Europeia tem no Brasil e que o Brasil tem na União Europeia”, afirmou sobre a viagem o porta-voz da Presidência Rodrigo Baena.

Segundo dados da Presidência da República, o Brasil é o quarto principal destino dos investimentos europeus, depois apenas dos Estados Unidos, Suíça e Canadá, com acumulado de mais de US$ 180 bilhões aplicados. Em 2010, os investimentos europeus no Brasil totalizaram quase US$ 9 bilhões, inferiores apenas aos valores investidos nos Estados Unidos.

Fonte: Magno Martins