A delegação brasileira assumiu a segunda colocação no quadro de medalhas dos jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara. O segundo lugar foi alcançado após o domingo dourado da natação, que conquistou três medalhas no segundo dia de competições no México. Os três ouros da natação, somados ao tetracampeonato da ginástica rítmica fez o Brasil chegar a treze medalhas.

Nos 100 metros livres, como era esperado, Cesar Cielo bateu o recorde da competição e de quebra conquistou o bicampeonato na prova. Em seguida, Cielo alcançou o segundo pódio e o tetracampeonato do Brasil no revezamento 4×100. A equipe brasileira já tinha ficado no lugar mais alto em 1999, 2003 e 2007.

O terceiro ouro do País no dia também foi da natação. Nos 100 metros peito, o atual campeão mundial, Felipe França, fez dobradinha com Felipe Lima, garantindo ouro e prata, respectivamente, para o País.

A ginástica rítmica fechou o dia dourado da delegação brasileira após conquistar o quarto título consecutivo. O conjunto composto por Dayane Amaral, Drielly Daltoe, Debora Falda, Luisa Matsuo, Bianca Mendonça e Eliane Sampaio venceu duas rotações e garantiu o lugar mais alto no pódio.

O Brasil segue em segundo lugar com 13 medalhas, cinco de ouro, cinco de prata e três de bronze. Os Estados Unidos lideram o quadro com 26 medalhas, sendo 11 de ouro, cinco de prata e dez de bronze.