O diagnóstico de um tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgado na manhã deste sábado, repercutiu na imprensa internacional. O site da BBC, por exemplo, dá destaque para os oito anos de governo de Lula, citando o crescimento econômico vivido pelo País durante seu comando.

Inglaterra

O também britânico The Telegraph chama Lula de ‘carismático e popular’. Já a CNN destaca no título da reportagem sobre o caso que o ex-presidente necessitará de quimioterapia. Citando a presidente Dilma Rousseff como uma sucessora escolhida a dedo por Lula, também destaca o crescimento econômico brasileiro.

Argentina

O Clarín, da Argentina, dá destaque para Lula em sua página inicial e lembra que Dilma também foi diagnosticada com câncer em 2009. Sem muito destaque e com uma curta notícia, o Washington Post, dos Estados Unidos, também fala de Lula neste sábado.

França

Na Europa, o francês Le Parisien destaca em sua capa o diagnóstico de Lula, caminho não seguido por jornais portugueses, como o RTP, que noticiaram apenas um resumo da nota oficial do hospital Sírio-Libanês. Na Ásia, o site do canal de televisão Al Jazeera traz foto de Lula levantando o braço da presidente Dilma no dia da sucessão presidencial. Na África, o portal Ahram Online também repercute a notícia.