O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que o Ministério do Esporte promove o “aparelhamento” de entidades e municípios por meio de convênios, principalmente do programa Segundo Tempo. Segundo o tucano, há uma “complacência” com as irregularidades por parte do governo federal, que só age contra os “malfeitos” após os casos serem denunciados pela imprensa.

Aécio afirmou que, durante seu primeiro mandato como governador de Minas Gerais (2003-2006), o Ministério do Esporte cancelou o convênio do Segundo Tempo que mantinha com o Estado, responsável, por sua vez, pelos convênios com os municípios. “Eles (Ministério do Esporte) cancelaram as parcerias com o Estado exatamente com a intenção, obviamente, estamos vendo agora, de aparelhar (municípios e ONGs) como aparelhou”, afirmou.

Para o senador, o “inchaço da máquina” pública federal e o loteamento de ministérios entre partidos da base aliada são causas das irregularidades que já levaram à queda de seis ministros do governo da presidenta Dilma Rousseff. “Não se justifica, em um país como o Brasil, termos praticamente 40 ministérios. Não há condições de você avaliar a ação dos ministros. Ainda mais com a lógica de entregar aos partidos políticos ministérios como se fossem feudos”, salientou Aécio, durante lançamento do documentário “Tancredo, a travessia” em Belo Horizonte, na noite de ontem.

Fonte: Último Segundo