Doces ou travessuras? Por trás da pergunta aparentemente inocente que as crianças fazem durante as comemorações do Dia das Bruxas (Halloween), uma indústria bilionária se movimenta anualmente.

Segundo estimativas da National Retail Federation (Federação Nacional do Comércio dos EUA), o Halloween deve movimentar nada menos que US$ 6,86 bilhões (aproximadamente R$ 11 bilhões) neste ano.

De acordo com reportagem da CNBC, sete em cada dez americanos – 161 milhões de pessoas – devem comemorar o Dia das Bruxas nos Estados Unidos, gastando em média US$ 72,31 em decorações, fantasias e doces.

E, em mesmo em tempos de crise, o valor gasto com a indústria do medo tem crescido. Em 2004, a média era de US$ 41 por norte-americano.

As fantasias de adultos devem consumir US$ 1,2 bilhão neste ano, valor superior ao US$ 1 bilhão gasto com fantasia das crianças.

Os trajes pet devem “morder” US$ 310 milhões neste ano, segundo a NRF.A pré-disposição das pessoas em sentir medo – que faz com que visitemos casas mal-assombradas, assistamos a filmes de terror, etc – levantou uma grande indústria no mundo inteiro.

Somente neste ano, 37 milhões de norte-americanos devem visitar casas mal-assombradas no próximo dia 31, movimentando US$ 360 milhões.

E mesmo com a crise do subprime (que estourou o mercado imobiliário dos Estados Unidos), os proprietários dos imóveis tenebrosos investiram nada menos que US$ 150 milhões em construções e reformas das casas.

No cinema, o sucesso da indústria do medo não é diferente. Desde 2007, as bilheterias de filmes de terror geraram receitas de US$ 1,5 bilhão.Um exemplo clássico é o filme Atividade Paranormal, de 2007, que teve gastos na ordem de US$ 15 mil, mas arrecadou US$ 162 milhões.

Já a trilogia Crepúsculo já renderam US$ 7 bilhões. Mais que a adrenalina e o terror, a indústria do medo promete movimentar o PIB dos Estados Unidos em tempos de temores na economia.

Fonte: Ig