Governadora inicia segunda etapa da vacinação contra Febre aftosa

Na manhã desta segunda-feira, 31, a governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário da Agricultura, Betinho Rosado e diversos representantes do setor rural lançaram oficialmente, no Parque Aristófanes Fernandes, a segunda etapa da campanha contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Marcos Teixeira, abriu a solenidade convidando a governadora e o secretário Betinho para vacinar dois animais de produtores filiados a entidade. Com o ato, a gestora abriu oficialmente a segunda fase da campanha de 2011, que se estenderá do período de 01 a 30 de novembro.

Logo após a vacinação Rosalba apresentou para os presidentes da Emater, Ronaldo Cruz, Idiarn, Rui Sales, Anorc, Marcos Teixeira, e para o superintendente do Ministério da Agricultura no RN, José Teixeira de Souza Júnior, os trabalhos desenvolvidos para erradicar por completo a febre aftosa no território potiguar. “Estamos fazendo o nosso dever de casa. Queremos que o RN vacine 100% do seu rebanho. E para isso, contamos com o apoio de todos, especialmente da imprensa na divulgação dessa campanha tão valiosa para os nossos criadores.”, ressaltou a governadora.

Risco

Betinho Rosado lembrou que a não vacinação dos animais é um perigo não somente para quem trabalha com a agricultura, mas para toda a economia do Rio Grande do Norte. “Não podemos brincar com essa doença. Ela não atinge somente o nosso rebanho e os produtores rurais, ela fere também a nossa economia e o nosso turismo. Por isso temos que investir mais e mais nessas campanhas de vacinação e contar com a boa colaboração dos criadores”, afirmou.

Um pouco antes da solenidade de abertura, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira (que por motivo de reunião de trabalho na cidade de Fortaleza não ficou no evento), confirmou que a entidade comprou 15 mil doses de vacinas e que irá disponibilizá-las para os pequenos produtores rurais do estado. “Como em outros anos, acredito que com esse gesto estamos ajudando os nossos produtores. Com as doses da vacina, esses criadores, muitos deles fixados em assentamentos rurais, estarão em dia com a campanha”, explicou Vieira antes da viagem ao Ceará.

Para maiores informações sobre essas vacinas disponibilizadas pela Faern, o pequeno produtor deverá entrar em contato com o sindicato rural de sua cidade.