“Coleção Mossoroense – Projeto de Expansão”. Matéria sugerida por Caio César Muniz. (FONTE: e-mail pessoal em 27/10/2011);“Desde 2009 a Fundação Vingt-un Rosado, mantenedora da Coleção,iniciou um processo de divulgação e disseminação do acervo”.

Dando seguimento ao projeto de apoio a bibliotecas através da doação de títulos da Coleção Mossoroense, a Fundação Vingt-un Rosado entregou no último dia 25 de outubro, 3.200 livros para a Universidade Estadual do Ceará – UECE. As obras doadas, abrangendo as áreas do conhecimento em Pedagogia, Geografia, Letras, Literatura e Ecologia, serão alocados nas bibliotecas da capital (Itaperi e Fátima) e nos seis campi da UECE no interior do Estado: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, em Quixadá; Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu; Faculdade de Educação de Crateús; Faculdade de Educação de Itapipoca e Centro de Ciências e Tecnologia, em Tauá.

Desde 2009, quando a editora completou 60 anos de existência, a Fundação Vingt-un Rosado, mantenedora da Coleção, iniciou um processo de divulgação e disseminação do acervo, composto por mais de quatro mil obras, distribuídos em mais de 100 mil exemplares. De lá para cá, cerca de 15 mil obras já foram doadas para diversas instituições públicas de ensino do país.

Para o Reitor da UECE, professor Assis Araripe, a doação chega em muito boa hora: “esta doação é de fundamental importância para esta Universidade. Não só para as bibliotecas da capital, mas principalmente para as que ficam localizadas no interior do Estado, tão carentes que são de material bibliográfico”.

A equipe da Fundação Vingt-un Rosado ainda foi convidada para a solenidade de inauguração da nova sede da Editora da UECE – a EduECE, ocasião que contou com a presença da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, doutora Cláudia Leitão, que elogiou a postura da Fundação em doar livros, mesmo diante de tantas dificuldades passadas pelas instituições do chamado terceiro setor: “sabemos das dificuldade pelas quais passam as ONGs, as Fundações, empresas do terceiro setor, então é bastante louvável a postura desta Fundação e serve de exemplo para tantas outras espalhadas pelo país.” Disse a secretária.

Para os editores da Coleção, este trabalho só engrandece o trabalho iniciado por seu idealizador o professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, em 1949, além de disseminar todo este conhecimento que foi adquirido e publicado ao longo de todo este tempo pela editora e divulgar o nome da Coleção Mossoroense para outras regiões.

Além da UECE, também já receberam doação de livros da Coleção Mossoroense, através da Fundação Vingt-un Rosado, as seguintes instituições:

– Fundação Joaquim Nabuco (Recife/PE);

– Academia Vitoriense de Letras e Artes (Vitória de Santo Antão/PE), que não possuía ainda uma biblioteca;

– UERN, Campus de Assu, montando um núcleo de estudos para toda a região;

– Universidade Regional do Cariri (URCA – Crato/CE);

– Universidade do Vale do Acaraú (UVA – Sobral/CE);

– Academia Iracemense de Letras e Artes (Iracema/CE);

– Grupo de Leitura de Pereiro/CE;

– Biblioteca Pública de Grossos/RN;

– Biblioteca Pública de Nova Floresta/PB;

– Assentamento Canudos/RN;

– Comunidade de Poço Novo (Baraúnas/RN);

– Grupo Mutirão (Luís Gomes/RN);

– Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil (Fortaleza/CE, Juazeiro do – Norte/CE e Sousa/PB).

Instituições interessadas em receber o acervo devem enviar ofício à Fundação Vingt-un Rosado no endereço: Av. Jorge Coelho de Andrade, 13 – B: Costa e Silva – Mossoró/RN – CEP: 59.625-400. Outros contatos pelo telefone: (84) 3312-2675/(84) 8898-8567ou 9653-1519 (Com Caio César Muniz) ou pelo e-mail:  fvrcm@uol.com.br/.