A prefeita Fafá Rosado abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira (24/11), a 9ª edição da Mostra de Projetos Científicos e Culturais, realizado pela Prefeitura Municipal na Estação das Artes Eliseu Ventania. Após o seu discurso, a prefeita acompanhou apresentações culturais encenadas por alunos das escolas municipais.

Ao discursar na abertura do evento, a prefeita Fafá Rosado destacou a importância da Mostra de Projetos Científicos Culturais como instrumento de aferição da aprendizagem dos alunos da rede municipal ao longo do ano. “Aqui, estamos vendo o resultado prático daquilo que foi visto pelos alunos na sala de aula”, disse Fafá Rosado.

Na sua fala, a prefeita Fafá Rosado ressaltou o compromisso da sua administração com a oferta de uma educação de qualidade, citando investimentos em infraestrutura, como a reforma, reconstrução e construção de novas escolas, qualificação de professores, entre outros investimentos importantes realizados no setor nos últimos anos.

Para a prefeita Fafá Rosado, a educação é a base de tudo. “A educação e o conhecimento são essenciais para a formação do cidadão do futuro, sendo o maior patrimônio que podemos deixar para os nossos filhos”, destacou a gestora municipal.

Acompanharam a prefeita Fafá Rosado na abertura da Mostra de Projetos Científicos e Culturais, o secretário da Cidadania, Francisco Carlos, a professora Jandira Cruz, representando a gerente da Educação, Ieda Chaves, o secretário de Serviços Urbanos, Alex Moacir, a vice-prefeita Ruth Ciarlini, e vereadores da bancada governista.


A vereadora Cláudia Regina discursou em nome da Câmara Municipal. A Mostra aberta nesta quinta prossegue nesta sexta-feira, 24. O evento acontecerá em pavilhão especial montado na Estação das Artes Elizeu Ventania. Durante os dois dias, os alunos farão a exposição dos trabalhos elaborados.

A mostra teve um total de 53 projetos inscritos, sendo 21 culturais e 32 científicos. Ao todo, 51 estabelecimentos de ensino participarão do evento, entre escolas e Unidades de Educação Infantil (UEI).

Com o tema “Os recursos naturais e sua importância para a sustentabilidade ambiental”, a iniciativa já é uma programação fixa do calendário letivo da Gerência da Educação. De caráter interdisciplinar, a mostra é realizada pelos estudantes, sob a coordenação dos professores e equipe escolar.

A temática ambiental foi desenvolvida ao longo do ano nas escolas. A intenção é conhecer o problema e despertar a vontade de cuidar e agir concretamente, pois preservar o meio ambiente é preservar a vida humana. Através dos trabalhos expostos, os alunos pretendem alertar os visitantes e instigar atitudes de preservação ao meio ambiente.

“A Mostra tem como objetivo apresentar a comunidade os projetos desenvolvidos pelos alunos das unidades de ensino municipais, o resultado do conhecimento adquirido com foco na temática ambiental. A construção de uma consciência ambiental desde a infância trará adultos mais responsáveis formando as novas gerações”, enfatizou o secretário Francisco Carlos.

A IX Mostra de Projetos Científicos e Culturais estará aberta a visitação do público nos dois dias, das 8h às 18h. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cidadania e Gerência Executiva da Educação.

Fonte:Assessoria / Fotos Pádua Campos