Deu na Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), pediu hoje à Diretoria-Geral da Casa um levantamento sobre o período em que o atual ministro do Trabalho, Carlos Lupi, trabalhou na Casa ocupando cargo de natureza especial (CNE). O pedido foi feito em virtude da publicação de denúncias apontando ilegalidade na ocupação do cargo de CNE pelo ministro.

Marco Maia disse que o pedido é para que ele saiba em que condições o ministro foi contratado da Câmara e, se houve ou não alguma ilegalidade no ato. Maia informou que a partir do recebimento dessas informações, o que deverá ocorrer amanhã (30), é que ele tomará uma posição sobre o fato. Segundo ele, houve modificações nas normas sobre ocupação de CNEs na Câmara nos últimos anos.

“Hoje não há nenhuma possibilidade de ocupante de CNE trabalhar fora da Câmara. Se for constatada irregularidade, vamos abrir sindicância para apurar o caso”, disse Maia. As denúncias da imprensa dizem que o atual ministro era contratado na Câmara como CNE e prestava serviços no Rio de Janeiro.