No desenho que o PT faz para a reforma ministerial de 2012 vale até escalar ministro de outros partidos.A volta à cena política de Ciro Gomes se inscreve nessa lógica. Petistas de São Paulo, em campanha para emplacar Aloizio Mercadante no MEC no lugar de Fernando Haddad, têm circulado no Congresso com a ideia segundo a qual Ciro pode virar ministro de Ciência e Tecnologia na reforma.

O próprio Mercadante convidou Ciro para elaborar um projeto de inovação voltado para o Nordeste, conforme noticiou na segunda-feira o “Painel” da Folha.

A partir daí, aliados do ministro passaram a ventilar a ideia de que Dilma poderia reabilitar Ciro, em inferno astral político desde sua malograda mudança de domicílio eleitoral para São Paulo.O problema desse desenho é um só: Ciro hoje é desafeto do governador de Pernambuco e comandante do PSB, Eduardo Campos.

Além de não ter a menor intenção de promover Ciro Gomes  a ministro de novo, o partido não quer participar da dança das cadeiras imaginada pelo PT para manter o MEC e voltar a comandar pastas importantes, como Cidades. O partido de Campos hoje comanda a Integração Nacional e a Secretaria de Portos. (Presidente 40)