• A Comissão Mista de Orçamento aprovou o projeto do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 e os dez relatórios setoriais da proposta orçamentária para 2012 nesta semana. Para o Rio Grande do Norte, o deputado federal Rogério Marinho, líder do PSDB no colegiado e único representante potiguar no grupo, destaca as obras do ramal ferroviário que vai ligar Mossoró a Natal, incluída no projeto sob reivindicação do próprio parlamentar.  A expectativa, segundo Rogério Marinho, é que as metas do PPA sejam cumpridas. “A nossa preocupação é que esse PPA bem construído não seja apenas uma peça de ficção e se torne realidade”, afirmou o deputado tucano.
  • A nova ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Maria Weber tomará posse em cerimônia amanhã (19), às 10h. A nomeação da nova integrante da Corte foi assinada pela presidente Dilma Rousseff na noite da última  quinta (15).De acordo com a assessoria do STF, serão enviados 2 mil convites para a posse. Após a cerimônia formal no plenário do Supremo, a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) vão oferecer um coquetel aos convidados.Rosa Maria Weber é a segunda integrante do STF a ser indicada por Dilma Rousseff. Em março, deste ano, tomou posse o ministro Luiz Fux, sob indicação da presidente. A nova ministra assume a vaga deixada por Ellen Gracie, que se aposentou em agosto.A aprovação do nome de Rosa Weber em plenário ocorreu no último dia 13 de dezembro, por 57 votos a favor e 14 contra.
  • Sai Érico Vallério suspeito de envolvimento em esquemas de corrupção no Detran, mas entra Antônio Willy Vale Saldanha que aparece como réu no processo 0010760-03.2005.8.20. 0001. O recém-nomeado diretor-geral da autarquia de trânsito é acusado de prática de improbidade administrativa.O processo foi aberto pelo Ministério Público em 2005 contra ex-diretores da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte). A acusação recai sobre a contratação de servidores públicos sem a realização de concurso público. Atualmente, o processo está suspenso. O teor da acusação trata de uma Ação de Ressarcimento ao Erário proposta pelo MPE em face de Antônio Willy Vale Saldanha e mais uma dezena de pessoas que, na condição de diretores-presidentes da Datanorte ou de suas incorporadas, contrataram servidores sem concurso público.Mesmo assim já está no Diário Oficial a designação de Willy Saldanha como novo manda chuva do DETRAN/RN.
  • O último pelotão de soldados dos Estados Unidos baseados no Iraque deixou o país e cruzou a fronteira com o Kuwait, pondo fim à operação de retirada americana, nove anos após a invasão que derrubou Saddam Hussein.A divisão formada por cem veículos blindados transportando 500 soldados cruzou o deserto do sul do Iraque entre o sábado de madrugada e a manhã deste domingo.No auge da presença militar americana no Iraque, o país chegou a contar com mais de 170 mil soldados no país e um total de 500 bases.O conflito matou cerca de 4.500 soldados dos Estados Unidos e dezenas de milhares de iraquianos desde o início da campanha militar, em 2003.A guerra teve um custo de cerca de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 1,8 trilhão) para os cofres americanos.
  • Já passa de 430 o número de mortos nas enchentes ocasionadas em razão de uma tempestade tropical nas Filipinas, o chamado Tufão Washi. As informações estão sendo atualizadas para o mundo por meio da Cruz Vermelha local.De acordo com nota divulgada na Agência Brasil, a tempestade atingiu a Ilha de Mindano, na região Sul do país, na noite de sexta-feira (16). Ventos com velocidade que quase chegam a 100 quilômetros por hora e chuvas torrenciais foram registradas de sexta para este sábado (17).Ainda conforme a Agência Brasil, as tempestades são comuns nas Filipinas, e atingem o país pelo menos vinte vezes ao ano. Além das mortes, também há bastante feridos e desaparecidos. O número vem crescendo de tempo em tempo principalmente por causa das inundações e dos deslizamentos de terra, fatores que forçaram milhares de pessoas a fugirem de casa.Segundo informações, as áreas mais afetadas estavam nas cidades de Iligan e Cagayan de Oro. O departamento de assistência social das Filipinas afirma que cerca de 100 mil pessoas foram deslocadas para abrigos em Iligan e Cagayan de Oro.