A pesquisa Certus também revela o quadro do momento do processso da sucessão mossoroense, com uma alteração em relação às últimas pesquisas. A vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) aparece, pela primeira vez, superando a casa dos 10 pontos; e o reitor Josivan Barbosa (PT) supera os sete pontos. Nas últimas pesquisas realizadas e divulgadas, esses dois meses apareceram com performance a baixo desses percentuais.
Já os pré-candidatos que estão em campanha há algum tempo, nos caso a deputada Larissa Rosado (PSB) e os vereadores Cláudia Regina e Chico da Prefeitura (DEM), aparecem com percentuais das outras pesquisas de vários institutos, oscilando dentro da margem de erro.


Segundo a Certus, Larissa Rosado lidera a corrida com 34%, confirmando a oscilação da pré-candidata entre 28% e 35%, se comparando com as últimas sondagens realizadas publicadas e respeitando a margem de erro de três pontos.
Na segunda colocação aparece Cláudia Regina, com 18,75%; seguida de Chico da Prefeitura, com 17,50%; Ruth Ciarlini, 10,75%; e Josivan Barbosa, com 7,50%. Dos 400 entrevistados, 7,75% não responderam e outros 3,5% não souberam responder.


O que chama a atenção na Pesquisa Certus é o crescimento da vice-prefeita Ruth Ciarlini, diante das circunstância em que seu nome se encontra. Ela superou a casa dos 10 pontos, mesmo se encontrando – hoje – em situação de inelegibilidade. Ou seja, o seu nome sequer pode ser incluído na lista dos pré-candidatos, dada a sua situação perante a legislação eleitoral.
Também surpreende a performance de Josivan Barbosa, com mais de sete pontos percentuais. Nesta semana, uma pesquisa foi publicada colocando o pré-candidato do PT com míseros 0,5% da intenção de votos, o que atestaria fragilidade do concorrente. A sondagem da Certus, no entanto, expõe um quadro diferente, inserindo o petista numa situação de disputa, embora apareça na última colocação.

Confronto direto
A Certus também pesquisou alguns cenários de disputa: 1 – envolvendo Larissa, Cláudia e Josivan, com o resultado 46,25%, 33,25% e 11,50% respectivamente; cenário 2 – Larissa, Chico da Prefeitura e Josivan: 44,50%, 33% e 12,5% respectivamente; cenário 3 – Larissa, Ruth Ciarlini e Josivan: 51,25%, 23,50% e 13%, respectivamente.

Informações: Jornal de Fato