A China tinha mais residentes em áreas urbanas do que rurais no ano passado pela primeira vez na história, segundo dados oficiais. Um marco demográfico que também aponta para tensões na oferta de trabalho na segunda economia mundial.

Um total de 51,27 por cento do 1,347 bilhão de habitantes na porção continental chinesa vivia em cidades no final de 2011, afirmou o Agência Nacional de Estatísticas da China.

Globalmente, em torno de 51 por cento dos 7 bilhões de habitantes do planeta vivem em cidades, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

Em contraste, 30 por cento dos habitantes da Índia, o segundo país mais populoso do mundo depois da China, vivem em cidades, enquanto 82 por cento dos americanos moram em áreas urbanas.

A rápida urbanização na China nas últimas três décadas sustentou o seu desempenho econômico estelar à medida que milhões de pessoas trocavam as residências rurais por povoados e cidades, à procura de melhores salários e empregos.A população rural da China decaiu 14,5 milhões somente em 2011, o mesmo tamanho do Camboja, de acordo com os dados.

Mas a taxa de urbanização está mais devagar e arrastando a oferta de trabalho, apesar de que a grande mudança das pessoas do interior para as cidades está longe de acabar e ainda deve continuar guiando a economia chinesa nos próximos anos.O rápido envelhecimento da população eleva as tensões no país. O número de chineses acima de 65 anos é quase o tamanho de toda a população do Japão, de 122,9 milhões.

Fonte: Reuters