A prova do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o total de 1.875 vagas de técnico do seguro social e perito médico previdenciário será aplicada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) neste domingo (12). A organizadora disponibilizou um link no site para os candidatos terem acesso aos locais de prova . O exame será aplicado no período da manhã para perito e no da tarde para técnico do seguro social.

Os candidatos que forem fazer a prova para perito médico previdenciário deverão se apresentar às 8h. O fechamento dos portões será às 8h30. A prova tem duração de 4 horas. Para técnico do seguro social o horário de apresentação é às 13h30 e o fechamento dos portões, às 14h. A prova objetiva terá duração de 3 horas.

Na definição dos horários será considerado o horário de Brasília em todas as cidades de realização das provas.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão prevê que até o mês de março já se consiga preencher 900 postos de técnico e 150 de perito médico, ficando as demais vagas para serem ocupadas entre julho e novembro.

De acordo com a FCC, todas as informações sobre o concurso são publicadas na Imprensa Oficial e no site www.concursosfcc.com.br. Não há encaminhamentos de mensagens por SMS. Ainda de acordo com a organizadora, “os gabaritos estão totalmente protegidos por procedimentos operacionais que preservam seu sigilo; inverídicos, pois, quaisquer outros, porventura, divulgados”.


No último dia 24, a Fundação Carlos Chagas divulgou as listas de inscritos. No total são 921.136 inscritos, sendo 909.337 para 1,5 mil vagas de técnico do seguro social e 11.799 para 375 vagas de perito médico previdenciário. No caso dos deficientes, são 39 concorrendo para perito e 4.878 para técnico.

No site da FCC é possível conferir 4 listas: duas de perito por gerência executiva e por agências de previdência social e duas de técnico também por gerência executiva e por agências.

O número de inscrições para técnico supera o do concurso realizado em 2008  para 1,4 mil vagas para o mesmo cargo – na época foram 499.322 inscritos ou 356,66 candidatos por vaga.

As vagas do concurso são distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. No caso dos médicos, o salário chega a R$ 9.070,93. Para os técnicos, a remuneração alcança R$ 4.496,89 com gratificações e auxílio alimentação.

Para o cargo de técnico é exigido certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente. Para perito é exigido diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina.

O candidato pode concorrer aos dois cargos, mas deverá optar pela mesma Gerência Executiva (cidade de realização das provas).(G1)