O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 64, renunciou à confederação que controla o futebol nacional. Além disso, também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014).

Em carta, lida na manhã desta segunda-feira no Rio pelo seu sucessor, José Maria Marin, 79, ele diz que vai cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se coloca à disposição para continuar “colaborando com o futebol brasileiro”.

Marin cumprirá o restante do mandato, até 2015. E também herderá o cargo no COL. “Vou assumir o COL ao lado de um grande ex-jogador, o Romário”, disse Marin, para em seguida corrigir e dizer Ronaldo, que já era integrante do comitê do Mundial.

“Presidir paixões não é uma tarefa fácil. Futebol em nossos país é associado a duas imagens: talento e desorganização. Quando ganhamos, exaltam o talento. Quando perdemos, a desorganização”, afirmava a carta.

“Fiz o que estava ao meu alcance. Renunciei à saúde”, completou.

A saída do cartola, mineiro de Carlos Chagas e desde 1989 no cargo, quando chegou ao poder amparado pelo então sogro e presidente da Fifa, João Havelange, já era dada como certa por presidentes de federações estaduais.

Em crise não só dentro de campo –com a seleção brasileira eliminada das últimas Copa do Mundo e Copa América logo nas quartas de final– como também e principalmente fora dele –em meio a novas denúncias de corrupção–, Teixeira já vinha dando sinais de que poderia sair.(Folha)