A economia do Brasil registrou um dos melhores desempenhos do Ocidente em 2011, se comparado com os demais membros do G20, conforme mostrou pesquisa divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira (14).

O resultado é baseado em dados parciais coletados pela OCDE em institutos estatísticos das 20 maiores economias do globo. Pelo ranking, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é o nono melhor do G20. O desempenho mostra queda na comparação com 2010, quando o crescimento econômico nacional, que foi de 7,5%, ocupava a quinta posição na lista da OCDE.

Pela ordem da OCDE, em 2011 a China apresentou o melhor desempenho, com 9,2%, seguida por Índia (7,3%), Arábia Saudita (6,8%), Indonésia (6,5%) e México (3,9%). O Brasil aparece logo após a Alemanha, cujo crescimento foi de 3,0%. Segundo o estudo, a economia dos EUA e da Zona do Euro mostraram crescimento menor do que o brasileiro, de 1,7% e 1,4%, resctivamente. O único país com desempenho negativo no período foi o Japão (-0,7%).

Consolidado – No acumulado do ano, o PIB consolidado das 20 principais economias do globo cresceu 2,8% em 2011, uma desaceleração acentuada ante a expansão de 5% do calendário anterior. Entre outubro e dezembro, a economia desses países avançou 0,7% sobre os três meses anteriores, desacelerando-se sobre a alta de 0,9% no terceiro trimestre.