Poti Júnior realiza audiência pública sobre sistema carcerário

O deputado Poti Júnior (PMDB) promove nesta sexta-feira (30) audiência pública que vai debater o sistema carcerário do Rio Grande do Norte. As recentes e cada vez mais frequentes fugas e rebeliões nas penitenciárias do Estado preocupam o parlamentar e toda a população. O evento tem início às 9h30, no Auditório Deputado Robinson Faria, na Assembleia Legislativa.

Foram convidados como debatedores a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; a presidente do Tribunal de Justiça, a desembargadora Judite Nunes; o Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre; e o secretário interino da Justiça e Cidadania e secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha.

“Durante o período do recesso legislativo, o sistema carcerário foi notícia recorrente nos jornais. As constantes fugas e a fragilidade do sistema têm causado preocupação e medo à sociedade. Desta forma, esta casa legislativa, não só tem o direito, mas o dever de debater o tema, buscando soluções eficazes oferecendo segurança e tranquilidade à população”, explicou Poti Júnior.

O Rio Grande do Norte conta com uma população carcerária de aproximadamente 4.500 detentos, divididos em 13 unidades prisionais. Entre outros pontos preocupantes estão a entrada de celulares, drogas e armas nos presídios; a rotatividade de diretores de presídio; e os pedidos de exonerações dos secretários da Sejuc.