Pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com o estudo, o percentual passou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, um dos fatores do aumento do excesso de peso e da obesidade no Brasil é o consumo de alimentos gordurosos. Os dados revelam que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura e mais da metade da população (56,9%) bebe leite integral regularmente.

Além disso, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% ingere a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças.

 

NATAL  OBSESA

Natal está entre as principais capitais brasileiras com excesso de peso no Brasil, perdendo apenas para Porto Alegre, Fortaleza e Maceió, respectivamente, segundo aponta um estudo feito pelo Ministério da Saúde. O estudo teve como base pesquisas realizadas por telefone entre os anos de 2006 e 2011, tendo como entrevistados pessoas maiores de 18 anos residentes nas capitais dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

No ano passado, Natal adquiriu a quarta colocação, com 52% dos adultos, entre todas as capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal, com excedente de massa corporal. A capital potiguar também conseguiu ficar a frente nas pesquisas referente a obesidade. Segundo o Ministério da Saúde os natalenses ocupam a 3ª posição, com 18 % de pessoas adultas, tanto homens quanto mulheres, quando se trata de pessoas obesas. Natal perde apenas posições para as cidades de Macapá e Porto Alegre.

Fonte: G1