O co-fundador da Google Sergey Brin afirmou que a liberdade na Internet está em risco devido a fatores como o aumento do controle do acesso à rede por parte dos governos ou a emergência de empresas como o Facebook e a Apple.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Brin afirmou que o aumento das ações governamentais para controlar o acesso e a comunicação dos seus cidadãos surge contra o caráter aberto e de acesso universal da Internet.

Paralelamente, o profissional acredita que a ascensão de empresas como o Facebook e Apple é «um dos fatores mais preocupantes», já que cada uma tem as suas próprias plataformas e controlam o acesso dos seus utilizadores.

«Há muito a perder», considerou. «Por exemplo, todas as informações dentro de aplicações não podem ser procuradas. O dado não é indexado no motor de busca», explicou.

Por outro lado, as grandes empresas de entretenimento também desempenham um papel no encarceramento da Net: As suas acções contra a pirataria ameaçam o princípio de «abertura» da rede.

«Estas são forças que se colocaram contra a internet aberta por todos os lados e em todo o mundo», referiu Brin. «Estou mais preocupado do que já estive. É realmente assustador», alertou.