O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta terça-feira (17) a instalação de uma CPI no Congresso para apurar o caso Carlinhos Cachoeira.

Segundo ele, a corrupção no país continua “assim porque você não tem punição” e uma CPI seria a a oportunidade de o Congresso crescer.

“Então, eu acho que não dá. Chegou o momento de o Congresso assumir suas responsabilidades com serenidade”, afirmou o ex-presidente. “Acho que é bom [CPI], porque o país precisa muito passar a limpo as questões com serenidade. Nós cansamos de ver o grau de corrupção existente. [Com] Isso, eu não estou criticando A, B ou C, porque infelizmente atinge a quase todos. Digo, não pessoas, mas partidos. Acho que o país cansou”, completou.

FHC afirmou ainda que é possível fazer política no país sem caixa 2. “É preciso fazer, dá para fazer. Se não dá, tem que criar condições para fazer. É uma questão de ter respeito ao povo. Claro que dá.”

Apesar da mobilização inicial pela instalação de uma CPI mista, o temor de que as investigações respingem em membros do PT ou do Palácio do Planalto fez integrantes do partido começarem a trabalhar pelo adiamento da investigação no Congresso.

O PSDB, de FHC, é a favor da CPI.