Faern participa do lançamento do Inovatec e Programa Compras Governamentais

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapern), assinou nesta terça-feira (17), no auditório da Governadoria, um acordo de cooperação com os dirigentes do Sebrae para aumentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras realizadas por secretarias e autarquias estaduais.

A governadora Rosalba Ciarlini estava acompanhada do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, além do presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Sílvio Bezerra e da diretoria executiva da Instituição. Também presentes ao evento, prefeitos e presidentes de entidades, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), representada pelo presidente, José Álvares Vieira.

Os representantes do governo e do Sebrae apontaram que a meta do acordo é ampliar a quantidade de empresas de pequeno porte na lista de fornecedores da administração estadual e também o volume negociado. A proposta consiste em implantar um projeto de compras governamentais, através de ações integradas e abrangentes que potencializem a inserção de pequenas empresas nos processos licitatórios, a fim de priorizar a aquisição de produtos e serviços prestados por micro e pequenas empresas, com valores de até 80 mil reais por parte do governo, conforme prevê o Decreto Estadual Nº 21.709, de 2010.

 

Capacitação

O projeto pretende capacitar às empresas de pequeno porte para que se tornem aptas a entrar no processo de compras públicas, atuando com ações de acesso ao crédito e ao mercado.

Para facilitar essa inserção, também foi lançado, o “Licita Fácil RN”. Trata-se de um portal que reúne informações sobre os pregões em âmbito do Governo Estadual e licitações abertas pelas prefeituras do RN, além de uma série de outros serviços nessa área. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o presidente da Faern, José Vieira, o portal é completo e será uma ferramenta de transparência. “Ele será bastante utilizado e terá sempre a marca de confiabilidade do Sebrae e estará em sintonia com a transparência nos negócios. Uma ferramenta para o empresário responsável e com visão empreendedora”, ressaltou o presidente da Federação da Agricultura.

 

Inovatec

Também foi lançado o Inovatec, um programa de apoio à inovação e tecnologia voltado para MPEs dos setores do comércio, indústria, serviços e agronegócio do RN. O programa, que também conta com o apoio do Governo do Estado, procurará estimular esses segmentos a adotarem processos inovadores e tecnológicos no ambiente produtivo. A meta é atingir 3,6 mil empresas com consultorias, capacitações e diagnósticos.