O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), subordinado ao Minstério da Justiça, informou nesta quarta-feira (18) que o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, está desde as 8h30 no presídio da Papuda, em Brasília.Carlinhos  Cachoeira foi transferido do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Conforme o Depen, Cachoeira chegou em Brasília em um voo proveniente de Fortaleza e depois foi encaminhado para a Papuda em um carro da Polícia Federal. Informações iniciais davam conta de que o contraventor chegaria em Brasília por volta das 10h, mas o horário teria sido divulgado para despistar a imprensa.

Cachoeira foi preso pela PF na Operação Monte Carlo no fim de fevereiro e acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal. Ele foi transferido dias depois para Mossoró.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Cachoeira está em uma área especial da PF, não por ter regalias, mas sim por ser um preso sob responsabilidade de autoridades federais. Não há uma definição sobre o tipo de cela em que o bicheiro ficará, mas, segundo a secretaria, ele deve ficar em uma cela comum, junto com outros presos.

A transferência de presídios ocorreu por determinação do desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Fernando da Costa Tourinho Neto, proferida nesta segunda-feira (16). Segundo o desembargador, a prisão de Cachoeira no regime de segurança máxima não se justificava, uma vez que o bicheiro não representa alto risco para sociedade nem cometeu crime hediondo.

O primeiro pedido de transferência, feito à Justiça Federal de Goiás, foi negado e a defesa do bicheiro recorreu ao TRF-1. A defesa do bicheiro pediu a remoção para que Cachoeira fosse submetido a regras menos rigorosas de segurança e para que ficasse mais próximo da família e dos advogados.