Faern se reúne com presidente da Conab e pede medidas para o RN

 

Na última  quarta-feira (18), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, participou de cerimônia sobre a nova Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que vai proporcionar ainda maior confiabilidade, entre outras vantagens, à carne bovina produzida no Brasil, realizada na sede na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e que foi capitaneada pela presidente da Instituição, senadora Kátia Abreu, e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.

José Vieira aproveitou para conversar com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, sobre a questão da seca no interior potiguar e sobre a abertura do armazém da Entidade, no município de Umarizal. “Aquele armazém é fundamental para os produtores rurais da região”, enfatizou Vieira. “Também conversamos sobre a possibilidade da Conab diminuir o preço da saca de milho vendida ao produtor (que no RN já ultrapassa os R$ 30) para o preço mínimo de R$ 21. Com essa medida nos balcões da Conab, os pequenos produtores terão um fôlego a mais para suportar essa seca terrível que assola o RN”, lembrou José Vieira.

Foi confirmado que a Companhia Nacional de Abastecimento ofertará 75.365,126 toneladas de milho em grãos nesta sexta-feira (20). “Esperamos que uma boa parte venha para o Rio Grande do Norte e que possa ser adquirido pelos nossos produtores”, desejou Vieira.

 

 Números

A produção de grãos no estado, de acordo com levantamento realizado pela Conab em março, deve cair 3,5%. No caso do algodão em pluma, a queda chega a 37,5%, a maior da região Nordeste. Com essa queda, o Rio Grande do Norte, um dos grandes importadores de grãos do Brasil, ficará mais dependente das safras de outros estados. “E com isso, também mais atingido pelas mudanças de preços praticados”, finalizou o presidente da Federação da Agricultura do RN.