A nomeação de Carlos Augusto para o gabinete civil do governo do Estado – na avaliação de muitos observadores da cena política e administrativa – traria o condão de destravar a gestão estadual. As críticas sobre a gestão se avolumam a cada dia. A raiz do problema estaria na pouca autonomia dos secretários, dificuldades para liberar recursos no setor de finanças, além da pouca resolutividade política. Isto é, problemas com origem na pouca eficiência atual do Gabinete Civil e da Secretaria de Planejamento e Finanças (aqui, especialmente no que diz respeito ao Planejamento de ações governamentais).

Estudam-se mudanças nessas duas áreas. A mais aparentemente estridente seria a nomeação do ex-deputado, por ser marido da governadora Rosalba Ciarlini, para o cargo hoje ocupado por Anselmo Carvalho no Gabinete Civil. Este iria para a função adjunta e continuaria servindo às ordens do novo titular da pasta. Carlos passaria a exercer de direito o que já faz de fato: as decisões políticas, administrativas e financeiras do governo.

A governadora Rosalba Ciarlini já decidiu que o marido e ex-deputado Carlos Augusto Rosado assumirá o Gabinete Civil do Governo do Estado. O engenheiro Jaime Mariz, atualmente no cargo de secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, substituirá Obery Rodrigues na Secretaria de Planejamento. As mudanças discutidas pelo recém-criado Conselho Político do Governbo serão anunciadas oficialmente durante a próxima semana.

Desde o início do governo, Rosalba Ciarlini é criticada pela suposta influência do marido nas decisões governamentais, fato que ela não nega e que justifica como resultado de uma convivência familiar e política de mais de 40 anos. A governadora decidiu oficializar a colaboração do esposo.

Já a presença de Jaime Mariz se deve à experiência do engenheiro como gestor público em cargos dos governos estadual e federal somada à estreita ligação com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, um dos líderes do PMDB. Com a nomeação de Mariz, Rosalba se aproxima mais do comando peemedebista.

Ainda que resolva esses dois calos da gestão Rosalba Ciarlini, a reforma administrativa que está sendo definida abarca outros setores importantes, como Justiça (que administra os presídios, as centrais do cidadão e a defesa civil), e o turismo, atividade de maior expressão econômica do Estado.