A Associação Brasileira de Rádio e TV (Abert) distribuiu am comunicado, no qual informa que o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estudam transformar todas as emissoras de rádios de Amplitude Modulada (AMs) do país em emissoras de Frequência Modulada (FMs).

A medida seria uma alternativa ao projeto de digitalização das emissoras de rádio que não saiu do papel. No entendimento do governo federal, essa seria uma solução viável, para oferecer um áudio de melhor qualidade aos ouvintes.

 

Mas, como o espectro de Frequência Modulada não comportaria todas as emissoras de Amplitude Modulada, inclusive as de grande potência (até de alcance nacional), elas ficariam restritas ao âmbito regional. Em nossa região, atualmente, as FMs, que antigamente só tocavam música, hoje atuam como AMs e têm muitos programas jornalísticos.

Contudo, o rádio Am ainda exerce um papel fundamental,sobretudo, levando informação às comunidades mais distantes, na zona rural, onde a FM não pode alcançar.

Esse é um assunto que vaim gerar muitas discussões nos segmentos relacionadas à comunicação.